Universidade Federal de Rondônia adota serviço do fone@RNP

Data da Publicação05/05/2016

A Universidade Federal de Rondônia(Campus José Ribeiro Filho) adotou o serviço do fone@RNP, com o objetivo de reduzir o custo com ligações interurbana e internacionais.


O fone@RNP é o serviço que permite o encaminhamento de chamadas entre instituições clientes da RNP utilizando tecnologia VoIP (Voz sobre IP). 

Por meio desse serviço, potencialmente todos os usuários das instituições clientes que compõem essa rede conseguem se comunicar por voz (via telefone comum) pela Internet ou pela rede IPÊ. 

Esse é um serviço notoriamente conhecido pelo seu potencial de economia nas ligações interurbanas e internacionais, sobretudo quando a instituição destino completa chamadas para a rede pública de telefonia. Porém, mais do que isso, o fone@rnp permite que o usuário final faça uso da telefonia convencional por meio de uma mobilidade própria dos serviços de Internet.

Como todo serviço da RNP, o fone@rnp está submetido a uma política de uso específica. As informações técnicas estão disponíveis no seu guia do Usuário.

Em período de restrição orçamentária, está ação busca contribuir com a instituição na otimização dos gastos com telefonia.

Como funciona?

Até 2012, para utilizar o fone@RNP, era necessário discar para um ramal especifico (Interactive Voice Response – IVR) para depois, a partir dele, discar o número de destino. Com a nova distribuição do serviço, o usuário disca o número destino e o fone@RNP se encarrega sozinho de redirecionar a chamada pelo canal de menor custo.

A nova distribuição do fone@RNP tem como principal característica ser transparente, logo, o usuário não percebe a existência do serviço. Assim, não há nenhuma alteração no uso dos aparelhos telefônicos, sejam eles tradicionais ou IP. 

A Diretoria  agradece a dedicação e empenho da equipe: 

  • ALBERTO NUNES EWERTON JUNIOR,
  • ANDRE LUIZ DE SOUZA FREITAS,
  • BRUNO ADAMS PARDO CATIARI,
  • GELSON BARROS CARDOSO,
  • JOSE CARLOS DE SOUZA,
  • LANDRO SCHUMANN RIVATTO,
  • RICARDO VILARIM DAVID.

 

fone@RNP-Homologação.

 

Você também pode acompanhar as estatíticas a nível nacional, clique aqui 

São ao todo 192 instituições participando.

 

 

Mais informaçoes sobre o serviço no link fone@RNP.

 

Fonte: https://portal.rnp.br/web/servicos/fone-rnp